Com crise no Brasil, Austrália continua atrativa para engenheiros e outros profissionais


Só neste ano, dezenas de milhares de trabalhadores brasileiros perderam seus empregos. A retração econômica no país pode ser um gatilho para o aumento de imigrações destes profissionais, e a Austrália se mostra  como a melhor opção . Entenda por quê.



O Brasil vive ainda um delicado momento de retração da economia, com aumento do desemprego. Em períodos de demissão em massa como o de agora, os brasileiros podem buscar oportunidades de emprego no exterior. O país que se mostra mais atrativo é a Austrália, por apresentar atualmente um cenário oposto: lá se buscam muitas das categorias de profissionais que estão sendo demitidos aqui.

A Austrália já superou um quarto de século de crescimento constante. Foi em 1991 a última vez que a Austrália viu seu PIB (Produto Interno Bruto) cair. E o fato de a Austrália estar sem recessão há 27 anos é um dos motivos para o aumento do interesse pelo país. Só em até julho de 2018, segundo o departamento de imigração australiano, mais de 160 mil imigraram legalmente para a Austrália.

Na lista de ocupações em demanda, divulgada pelo governo da Austrália neste ano, cerca de 176 profissões são consideradas prioritárias para o país, entre elas, o setor da saúde, educação, computação e de engenharia – no Brasil, esta última teve um boom de contratações a partir de 2010, mas agora sobram engenheiros no País: quase 18 mil foram dispensados desde 2014, segundo Ipeadata e Caged/Ministério do Trabalho, e encontram dificuldades para se reposicionar no mercado de trabalho.

"Na Austrália, há vagas para profissionais de diversos ramos da engenharia, desde a civil, elétrica e mecânica até a naval e a de telecomunicações",  comenta MaCson Queiroz JP, consultor imigratório da M.Quality(https://www.mquality.com.br ), agência especializada em auxiliar na imigração legal e intercâmbio de brasileiros para a Austrália.

País atrativo

A oferta de empregos não é o único item que atrai imigrantes de todo o mundo ao "país dos cangurus". O país é convidativo aos estrangeiros por ser um dos que mais oferecem vantagens aos imigrantes legais, a começar pelo processo democrático de obtenção do visto.

Uma forma de conseguir o visto e não se perder em meio às exigências de documentos ou, pior, ter o visto recusado, é contratar os serviços de uma agência especializada em imigração com licença validada pelo governo australiano. A M.Quality disponibiliza em seu site o “1º. Passo Gratuito”, serviço que oferece uma orientação básica para avaliar se o candidato é realmente elegível para uma das categorias de vistos australianos. Ao preencher o formulário no site, e sendo elegível a uma das categorias, ele recebe um convite para assistir gratuitamente ao vídeo “Elegibilidade e Agora?”, no qual são apresentados o escopo do trabalho da M.Quality e as demais orientações e esclarecimentos sobre o processo para morar e trabalhar na Austrália.

Já para imigrar para o país para trabalhar é preciso homologar um processo de reconhecimento oficial de sua profissão na Austrália e obter a pontuação mínima exigida em um teste criado pelo Departamento de Imigração. Para que o candidato esteja a par da documentação necessária e dê encaminhamento de forma segura e eficiente ao processo, Queiroz aconselha a contratação de um consultor imigratório de confiança, experiente e registrado junto ao governo federal australiano: “O objetivo é fazer o profissional ganhar tempo, já que o processo é demorado e requer conhecimento da legislação do país. O consultor a ajudará a iniciar o requerimento de visto corretamente, aumentando as chances de sucesso”.

Além da facilidade para entrar, o país também oferece segurança social, uma rede pública de ensino e sistema de saúde eficazes, além de menos impostos. “Isso atrai cada vez mais os brasileiros", finaliza o consultor imigratório.

Sobre a M.Quality – A M.Quality é uma empresa de assessoria em imigração, negócios e intercâmbio especializada em processos de visto para a Austrália. Fundada em 2001, é a única agência brasileira do setor que possui licença validada pelo governo australiano há 17 anos. A M.Quality foi criada na Austrália e no Brasil por meio do empreendedorismo de MaCson Queiroz JP, engenheiro eletrônico pela Escola de Engenharia Mauá (SP), ex-instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SP) e reconhecido consultor imigratório no país. Com sede em Sydney, a empresa possui também escritório em São Paulo. Seu website tornou-se uma das mais procuradas fontes de informação segura sobre imigração, como morar e trabalhar legalmente na Austrália entre brasileiros.

Nenhum comentário: